Página inicial > Notícias > Formatura do Ensino Médio - 2020

Formatura do Ensino Médio - 2020

Publicado: Segunda, 21 de Dezembro de 2020, 09h30 | Última atualização em Segunda, 07 de Fevereiro de 2022, 12h30 | Acessos: 2681

Na noite da quinta-feira, 17, ocorreu a Formatura da 3ª série do Ensino Médio, turma Clarice Lispector.

Os Honrados Patriotas se apresentaram no Colégio Militar Tiradentes - CMT em 01/02/2014. Foram três turmas, com um total de 75 alunos matriculados. Ao longo dos anos, novos estudantes foram selecionados por meio das vagas remanescentes, totalizando 100 Honrados Patriotas, formados com os mais nobres princípios educacionais da educação militar, prontos para servirem a sociedade e darem continuidade às suas vidas acadêmicas.

Devido às restrições impostas pelo estado de pandemia, apenas os alunos da 3ª série ficaram no Auditório do CMT, enquanto seus familiares, no pátio da escola, em seus carros, assistiram a toda a cerimônia on-line, por meio de imagens projetadas via telão. Todos os demais interessados puderam acompanhar a transmissão on-line do evento através do link disponibilizado previamente no canal do youtube da PMDF. A live teve em torno de 500 acessos.

dbbf7994 fbc1 40f6 9098 b7a45c58971e

141eebc5 2558 4507 af3d 7dd2c048ac71

Para abrilhantar ainda mais a noite, estiveram presentes na solenidade o Chefe do Departamento de Educação e Cultura, Coronel Sérgio Luiz Ferreira de Souza; a ex-comandante do CMT, Coronel PM RR Priscila Riederer Rocha; o Comandante do 1º BPM e ex-comandante do CMT, Tenente-Coronel Elisson Fernandes de Castro; o capelão da PMDF, Tenente-Coronel Gisleno Gomes de Faria Alves e o Comandante do CMT, Tenente-Coronel Ítalo.

O TC Gisleno fez uma oração e pediu bençãos e proteção para os alunos.

b1f0912a 6841 4bab b768 e014324f688d

O Cel Ítalo falou do projeto “Meu colégio é 10!”. Sempre autêntico e extrovertido, mesmo com o discurso em mãos, não deixou de improvisar e afirmou que “ensinar é um compromisso muito sério”.

O comandante do CMT, ainda, citou Immanuel Kant “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele” e Charles Chaplin “Falar sem aspas, amar sem interrogação, sonhar com reticências, viver sem ponto final”, para complementar suas palavras.

c0f1ce3a 68b2 4f0c a057 b64a0a99aea3

Os primeiros colocados da turma foram homenageados pelas autoridades. Em terceiro lugar, a aluna Júlia Sales Maciel, em segundo, o aluno Pedro Carlos Chaves Silva e, em primeiro, a coronel-aluna Raissa Rebeca Albuquerque Cavalcante.

a63d4de3 817c 4ecb a3de 44da695e4fa0

O orador da turma foi o major-aluno Lucas Sala Cruz, que enalteceu a solenidade com um belíssimo discurso.

A Coronel Priscila se emocionou durante a cerimônia por relembrar os tempos das obras, quando o sonho do CMT saiu do papel. A eterna comandante reforça em  seu discurso que “são os sonhos que nos movem e dão sentido à vida”.

7fd2c0d8 1d8f 47c6 81cf c7aafaeaadf9

O Coronel Sérgio, num gesto nobre e emocionante, pediu para que os alunos se levantassem e se virassem aos professores que estavam na plateia e os aplaudissem, demonstrando que eles são os principais responsáveis pela formação de cada um.

O Coronel Danilo Nunes, Chefe da Casa Militar e ex-comandante do CMT, não pôde estar presente, mas deixou registradas suas palavras aos formandos, via vídeo.

Da mesma forma, a paraninfa Loraimy Pacheco Alves, o professor homenageado Crisalbert Botelho Ramos, o monitor homenageado 2°SGT Denis INÁCIO dos SANTOS e a mãe de formando homenageada, 1° SGT ROSEMARY Dias da Silva, deixaram suas homenagens à Turma Clarice Lispector.

af28493e 12bb 4d1c 9348 7d6438dcb33a

Desejamos que os nossos formandos sintam-se parabenizados por todos integrantes deste templo do saber e passem adiante os valores que norteiam esta brilhante escola.

Ansiamos sucesso nas novas missões e desafios. Lembrem-se de que sempre permanecerão como integrantes da família CMT.