Página inicial > Notícias > SOLENIDADE DE ENTREGA DA BOINA - 2022

SOLENIDADE DE ENTREGA DA BOINA - 2022

Publicado: Segunda, 21 de Março de 2022, 18h31 | Última atualização em Sexta, 25 de Março de 2022, 09h19 | Acessos: 2881

Nesta segunda-feira (21), o Colégio Militar Tiradentes realizou a Formatura de entrega da boina aos alunos que ingressaram no 6º ano do Ensino Fundamental e nas vagas remanescentes do Ensino Médio no ano de 2022.

WhatsApp Image 2022 03 21 at 13.37.32 2

A cerimônia marca o encerramento da etapa adaptativa do novo aluno, que passa a vestir a farda do Colégio Militar Tiradentes em reconhecimento ao seu empenho e dedicação desde o processo seletivo até à adaptação à hierarquia e disciplina no Colégio.

WhatsApp Image 2022 03 21 at 12.01.45 5

A solenidade foi dividida em dois turnos, sendo realizada a Formatura da Boina do Ensino Fundamental pela manhã e do Ensino Médio no período da tarde, tendo em vista o grande número de novos alunos. Cada aluno pôde trazer até três convidados.

WhatsApp Image 2022 03 21 at 13.37.32 1

A cerimônia do Ensino Fundamental, que ocorreu no período da manhã, teve início com a entrada dos alunos agraciados no pátio. Logo após, o Comandante-Geral passou em revista a tropa de alunos comandada pelo Coronel-Aluno Tonelli.

20220321 165544 1

Já na cerimônia do Ensino Médio, esteve presente o Cel Reginaldo, Chefe do Estado-Maior, que passou a tropa em revista juntamente com o Coronel-Aluno.

WhatsApp Image 2022 03 21 at 13.37.32

A Capitã-Aluna Eduarda Costa, do 3ª série do Ensino Médio realizou a leitura do texto alusivo à Entrega da Boina. Em seu discurso, a Capitã-Aluna ressaltou que além do privilégio de utilizar a boina como parte do uniforme, os novos alunos terão a companhia de novos amigos: a disciplina, os valores e a ética. Por fim, lembrou que a disciplina é o segredo para o sucesso na escola e na vida e deu boas-vindas aos novos honrados patriotas.

DSC05564

Na formatura do Ensino Fundamental, o Cabo-Aluno Alessandro conduziu o juramento junto dos novos alunos perante o Pavilhão Nacional.

DSC06082

Já na formatura do Ensino Médio, a Aluna Karolline Benevidez conduziu o juramento, em que os alunos assumiram o compromisso de cumprir com dedicação os deveres de estudante, pautados pelos princípios da ética e da moral, de ser leal à Pátria, agindo sempre com disciplina e respeito ao próximo e buscando o caminho para ser um honrado cidadão brasileiro.

DSC06165

O ST Cândido, Diácono da PMDF, abençoou os agraciados do Ensino Fundamental com uma oração e o TC Gisleno abençoou os agraciados do Ensino Médio.

WhatsApp Image 2022 03 21 at 12.01.45 4

Os alunos receberam de seus padrinhos e madrinhas a tão sonhada boina.

DSC06133

O momento foi abrilhantado com o vôo do helicóptero do Batalhão de Aviação Operacional (BAvOp) da PMDF sobre o pátio de formaturas, lançando pétalas de rosas sobre os agraciados.

WhatsApp Image 2022 03 21 at 18.08.24

O Cel Leitão, Chefe do Estado Maior e o Cel Marco Alves, Comandante do 6º CPR e pai do aluno Alessandro fizeram uso da palavra. O TC ÍTALO, Comandante do Colégio Militar Tiradentes deu encerramento à formatura com o brado “Colégio Militar Tiradentes, Casa de Honrados Patriotas” com a tropa de alunos.

WhatsApp Image 2022 03 21 at 12.01.45 1

Estiveram presentes os Coronéis Danilo, Elisson e Priscila, ex-Comandantes do Colégio Militar Tiradentes; o Cel Edvã, Chefe do Centro de Comunicação Social da PMDF; o Cel Naime, Chefe do Departamento de Operações da PMDF; o Cel Angelis, Chefe do Departamento de Logística e Finanças da PMDF; O Cel Gilvâni, Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da PMDF; o Cel Fábio Augusto, Subsecretário de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do DF; o Cel Marco Alves, Comandante do 6º Comando de Policiamento Regional; o Cel Delfino, Chefe do Gabinete do Comando-Geral; o Cel Flávio Luiz, Comandante do CPME; o Cel Lema, Comandante do CPEsp; o Cel QOBM Ronaldo de Lima Medeiros, Comandante do Colégio Militar Dom Pedro II, dentre outras autoridades.

O CMT parabeniza os novos alunos pelo recebimento da Boina. Sintam-se plenamente integrantes da Casa de Honrados Patriotas.

“Casa de Honrados Patriotas”