Página inicial > FAQ > Quando o aluno sofre alguma intercorrência, qual o procedimento a ser tomado?

Quando o aluno sofre alguma intercorrência, qual o procedimento a ser tomado?

Publicado: Quinta, 04 de Junho de 2020, 16h01 | Última atualização em Terça, 16 de Junho de 2020, 10h40 | Acessos: 2027

O ambiente escolar apresenta peculiaridades relevantes às ações de prevenção à saúde, bem como a prestação dos primeiros cuidados relacionados às intercorrências apresentadas pelos alunos no desempenho de atividades como aulas recreativas, formaturas, desfiles militares, jogos escolares, entre outros.

O aluno que se encontre com alguma queixa relacionada a sua saúde é encaminhado ao Acolhimento. São realizados procedimentos para a verificação de sinais vitais: pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, temperatura e saturação; realização de pequenos curativos, entre outros. Qualquer intercorrência apresentada haverá a comunicação direta aos pais e responsáveis sobre o estado geral do aluno.

São prestados os primeiros atendimentos, onde é avaliado se a intercorrência é clínica ou traumática. Nos casos emergentes é solicitado o suporte avançado de vida como SAMU ou CBMDF. Para casos urgentes, como episódios de náuseas/vômitos, cefaleia ou qualquer outra situação que impossibilite a permanência do aluno na escola, é realizado o contato com o responsável para que busque o discente. Ao chegar no Corpo da Guarda, devidamente trajado, o responsável deverá informar o nome de guerra e a turma do aluno para receber as orientações adequadas a cada caso.

Além disso, o Acolhimento faz o controle dos atestados e relatórios médicos a fim de atender as especificidades de cada aluno de acordo com seu diagnóstico. Acolher é um compromisso ético de resposta às necessidades dos alunos com intuito de promover saúde dentro do ambiente escolar militar.

registrado em: