28 Nov 2017

INFORMATIVO Nº 66 / 2017- ATIVIDADES DO CONTRA TURNO 2018 Destaque

INFORMATIVO Nº 66 / 2017

Senhores pais e/ou responsáveis,

Com o objetivo de se adequar às novas exigências do Ensino Médio, propostas pela Lei nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017, que altera a Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e institui o Ensino Médio em tempo integral, alterando, progressivamente, a carga horária mínima anual de 800 horas (oitocentas horas) para 1.400 horas (mil e quatrocentas horas), a Divisão de Ensino do Colégio Militar Tiradentes apresenta mudanças na oferta de Educação Física e das Línguas Estrangeiras, bem como a ampliação progressiva da carga horária para o ano de 2018. Esse aumento de carga horária obrigatória irá atingir, necessariamente, todos os anos do Ensino Médio.

Ao considerar as demais alterações propostas pela lei, a Divisão de Ensino informa que as disciplinas de Língua Inglesa, Língua Espanhola e Educação Física permanecem inseridas na grade curricular do Ensino Médio e serão ofertadas no contraturno escolar (período vespertino), no horário das 14h às 18h. Ressaltando que, os referidos componentes curriculares continuam vinculados ao turno regular, sendo que a progressão dos discentes para a série subsequente ao término do ano letivo está condicionada à aprovação nesses objetos do conhecimento, assim como nas demais disciplinas inseridas na grade curricular.

É importante mencionar que a Divisão de Ensino planejará a oferta das Disciplinas de Língua Inglesa e Língua Espanhola no contraturno, em dias específicos para cada turma do 1º, 2° e 3º anos do Ensino Médio, de forma que cada uma das turmas ficará uma tarde para a realização das duas disciplinas (sem prejuízo das aulas do turno regular). A disciplina de Língua Inglesa permanecerá com a mesma composição curricular dos conteúdos programáticos (focada nos Parâmetros Curriculares Nacionais). No entanto, a Língua Espanhola será ofertada com turmas reduzidas, objetivando viabilizar condições pedagógicas e/ou metodológicas coerentes e favoráveis para o trabalho prático da linguagem oral e escrita da Língua Espanhola no ambiente de sala de aula.

No que tange à disciplina de Educação Física, os alunos serão matriculados na Educação Física Escolar, mas poderão optar pela matrícula em qualquer uma das atividades e/ou modalidades esportivas que serão oferecidas pela equipe de desporto do Colégio Militar Tiradentes. As atividades serão ofertadas em dias específicos em horários do contraturno.

Dessa maneira, nos colocamos à disposição para quaisquer dúvidas e/ou esclarecimentos necessários sobre as adequações de grade horária apresentadas neste documento.

.

Brasília – DF, 28 de novembro de 2017.

CLÁUDIA OLIVEIRA DOS SANTOS – MAJ QOPM

Chefe da Divisão de Ensino